Nos dias de hoje, se você é um líder, não pode simplesmente pedir às pessoas e esperar que elas façam o que você deseja. Elas podem seguir suas instruções, se você estiver presente, mas depois que forem deixadas sozinhas, elas voltarão a fazer o que acharem importante.

Líderes hoje, mais do que nunca, precisam conquistar a cooperação das pessoas. E existem duas maneiras principais de fazê-lo: motivação e inspiração. Embora essas duas palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos, na verdade significam coisas bem diferentes, dependendo do que você deseja alcançar.
Motivação significa motivar as pessoas a agir de uma maneira que atinja um objetivo específico e imediato. Quando você está motivando as pessoas a fazer algo que elas não necessariamente querem fazer, você precisa oferecer a elas algo que elas queiram em troca.

Quando os treinadores de futebol conversam com suas equipes durante o intervalo, eles estão usando motivação. Eles querem que seus jogadores voltem para o campo com energia e foco renovados, mesmo que estejam cansados ​​demais ou desanimados para tentar. Sua recompensa? A vitória.

5 passos para motivar seu pessoal

1) Diga às pessoas exatamente o que você quer que elas façam.

Motive a pessoas a agir, por isso não seja vago. Evite generalidades como: “Quero que todos façam o melhor possível”. Diga: “Preciso que você trabalhe no final de semana para que possamos concluir esse projeto no prazo”.
2) Limite a quantidade de tempo ou esforço que você está pedindo.

É mais fácil pedir que as pessoas trabalhem até tarde da noite ou até mesmo todas as noites durante uma semana do que esperar que elas trabalhem até tarde indefinidamente. Definir uma data final.
3) Compartilhe o sacrifício.

Os líderes não pedem que as pessoas façam o que eles próprios não estão dispostos a fazer. Não diga ao seu pessoal para trabalhar no fim de semana se você tiver planos para ir a praia. Arregace as mangas e compartilhe a carga.

4) Apele às emoções.

O medo concentra a atenção das pessoas e pode ser um motivador eficaz. (“Se não fizermos isso agora, todos perderemos nossos empregos”.) Mas se você continuar recorrendo ao medo, acabará desmotivando as pessoas. As pessoas preferem ser motivadas por emoções positivas como excitação, orgulho, um sentimento de pertencer e a emoção da realização.

5) Dê às pessoas várias razões para fazer o que você quer que elas façam.

Você pode fornecer seu próprio motivo ou o motivo da organização para solicitar a ação. “Se não conseguirmos que este projeto seja concluído dentro do prazo, perderemos o contrato”. Mas a melhor razão de tudo é sempre pessoal. Seria bom se você pudesse dar ao seu pessoal dias extras ou até mesmo um bônus. Ou você pode falar sobre algo tão intangível quanto a camaradagem que vem de ter conseguido algo importante juntos. Mas, sendo as coisas como são hoje em dia, o melhor que você pode oferecer é a esperança de que ninguém perderá o emprego.

A inspiração

A inspiração, por outro lado, envolve mudar a forma como as pessoas pensam e sentem sobre si mesmas, de modo que elas queiram realizar ações positivas. Ela explora os valores e desejos das pessoas.
A inspiração apela para as melhores aspirações das pessoas, e sua mensagem subjacente, muitas vezes não dita, é “Você pode se tornar o que você quiser ser”. Nenhuma recompensa é prometida, exceto a recompensa que vem de dentro: o sentimento de satisfação pessoal. Como líder, sempre que você fala sobre valores, sobre identidade (identidade corporativa ou identidade de cada pessoa) e sobre metas de longo prazo, sua intenção é inspirar as pessoas.

5 passos também para inspirar seu pessoal

1) Seja a mudança que você deseja inspirar.

Sua reputação, seu caráter, seu comportamento inspirarão as pessoas mais do que qualquer outra coisa. A única maneira de conseguir o melhor dos outros é esperar o melhor de si mesmo.

2) Conte uma história.

Histórias não dizem às pessoas o que fazer. Eles envolvem a imaginação e as emoções das pessoas. Eles mostram às pessoas o que elas são capazes de se tornar ou de fazer.
3) Apele aos valores das pessoas.

Peça-lhes que ajam de maneira consistente com os valores que eles mesmos professam.
4) Confie nas pessoas.

Quando você está inspirando as pessoas, não está dizendo exatamente o que fazer ou dando orientações precisas. Você está capacitando-os a serem os melhores, confiando que eles farão a coisa certa. E a coisa certa que eles fazem pode não ser o que você estava esperando, pode ser algo além da sua própria expectativa.

5) Desafie-os.

As pessoas não são inspiradas por fazer o que é comum ou por atender às expectativas. Elas são inspiradas pelo esforço, criatividade e sacrifício necessários para exceder o que elas mesmas achavam possível.

Motivação e inspiração não são as únicas habilidades do bons líderes. Eles são donos de uma série de recursos

que usam o tempo todo – em conversas individuais, em reuniões e em apresentações formais – para trazer o que há de melhor em seu pessoal. É apenas uma questão de saber o momento certo e a situação certa.

Quando há um objetivo imediato, de curto prazo e específico, que você deseja que seu pessoal atinja, é necessário motivá-lo. Quando você quer moldar a identidade das pessoas e suas aspirações e compromissos de longo prazo, precisa inspirá-los.

Antoine de Saint-Exupéry, o aviador francês e autor de “O Pequeno Príncipe”, escreveu: “Se você quer construir um navio, não reúna as pessoas apenas para recolher a madeira, dividir o trabalho e dar ordens. Em vez disso, ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano”.

Adaptado do artigo de Chris Wit

Acesse o PDGL da Suppra e saiba como desenvolver os líderes da sua empresa.