Será possível realizarmos mais do que temos realizado? Poderemos ser mais felizes e saudáveis do que temos sido?

Estas e outras perguntas a elas diretamente relacionadas são sempre formuladas por profissionais das mais diversas áreas de atuação, em todo o tempo e lugar.  Será que existe uma resposta, clara e objetiva para elas?  Sim, existe e é exatamente esta: “SIM, é possível!”

Podemos realizar mais, podemos ser mais saudáveis, mais felizes.  Mas como? Mediante o estabelecimento de objetivos claros e viáveis e perseverando no trabalho necessário para concretizá-los.

A maior dificuldade está relacionada à fixação de objetivos. Utilizamos em demasia esta palavra, em livros, nas variadas mídias e em nossos relacionamentos, mas, boa parte da humanidade não sabe o que são “objetivos” e nem como agir para  estabelecê-los!

Por esta razão  as pessoas que sabem como estabelecê-los e agir para concretizá-los são poucas. Consequentemente, a maioria passa pela Terra sem fazer real diferença, para si mesmo e para os demais!

Mas, o que é um “objetivo”? Um propósito que queremos alcançar?  Bem, isso não é um objetivo, trata-se de uma boa intenção e como diz o ditado popular “de boas intenções o inferno está lotado!”.

Precisamos iniciar sabendo o que queremos realizar, o que queremos atingir e, a partir dai transformar a “boa intenção” em um objetivo!

Como se consegue isso? Simples, adicionando duas variáveis: “tempo” e “custo”.

Oba, agora temos uma boa ideia do que seja um “objetivo”: alguma coisa que queremos conseguir, realizar, executar… em um determinado tempo e incorrendo em um volume de “custos”. Vamos exemplificar: imaginemos o que a Mariana deseja fazer

em suas próximas férias: “Visitar a região de Toronto, no Canadá”. Uma boa intenção, sem dúvida! Quando serão suas férias? Em fevereiro vindouro. Quanto tempo ela quer passar no Canadá? Imaginemos 15 dias. Mediante pesquisas na Internet, descobrimos o custo das passagens aéreas, de hospedagem, de 5 passeios, os mais atraentes! – de fazer na região de Toronto. Aos custos obtidos, adicionamos um percentual de segurança, por exemplo, 20%.  O objetivo da Mariana, até aqui, como exemplo, é: “Passar duas semanas, em fevereiro de 2018, na região de Toronto no Canadá, gastando, por exemplo,18.ooo dólares canadenses”.  Legal! Temos um objetivo!

Agora podemos planejar como concretizá-lo, descrevendo as ações que devemos executar para obtermos os 18 mil dólares canadenses, comprar roupas para a viagem, e tomar todas as providencias necessárias, desde este momento até que a Mariana  esteja na região de Toronto e realize o seu sonho, o seu objetivo.

Isso vale para qualquer área empresarial, desde a empresa como um todo, até a menor de suas divisões. O que queremos realizar, em quanto tempo e a que custo!.

Chamemos a isso de “objetivo”, “meta”, “gol”, mas, é fundamental que tenhamos clareza de objetivos para que possamos realmente administrar, gerenciar um negócio ou qualquer parte do mesmo!

 

Observem que a determinação clara de objetivos deve ser realizada em 8 passos, ou etapas:

  • pense no que quer obter, atingir ou realizar
  • escreva o que pensou, o seu objetivo, da maneira mais clara possível. Lembre-se que um objetivo bem escrito já está 50% realizado!
  • Quantifique-o em termos de tempo e custo.  Tempo, é o prazo no qual você o deseja realizar. Custos, são os valores monetários ou não que você está disposto a investir para atingir o objetivo (ex: despesas com instrução, viagens, ausências da família (custo sentimental!), etc.)
  • Fixe a contrapartida – neste planeta nada é de graça. É a famosa Lei do Retorno, mediante a qual você deve deixar claro, escrever, a sua contrapartida, o que dará em troca à comunidade, ao planeta, quando atingires o teu objetivo;
  • Aja, trabalhe pesadamente, cumprindo o que se propôs. Afinal, sem trabalho nada se realiza! (apenas nos dicionários, o sucesso vem antes do trabalho!).
  • Persevere, aja decidida e tenazmente, custe o que custar, demore quanto demorar, se você lutar com denodo, alcançará o seu objetivo!
  • Controle e avalie a si mesmo, ao dispêndio de tempo, aos gastos (custos) que se propôs realizar e, faça isso passo-a-passo, em pontos pré-determinados.
  • Indique alguém de sua confiança (ou uma área específica da empresa) para, a cada mês, verificar se tudo aquilo que estava previsto ser realizado naquele mês, realmente o foi. Caso positivo, parabéns para você e/ou a equipe! Caso negativo, verifique da necessidade de atualizar a redação dos objetivos e metas. A determinação é fundamental, mas não existe determinação que se mantenha, se não houver avaliações periódicas!.

 

Eis outro exemplo: imaginemos que um/a jovem, com cerca de 22 anos esteja cursando  Administração e que estabeleça para si mesmo/a o seguinte objetivo: “quero ser, daqui a 5 anos (o tempo), um/a gerente administrativo-financeiro (o objetivo), em uma grande empresa (o local). Estou disposto a investir, nestes anos, em meu preparo, até R$ 25.000,00. Em contrapartida, ao atingir meu objetivo, prometo dar o máximo de minhas habilidades, de minhas ações para o sucesso da empresa e o desenvolvimento de seus colaboradores”

Ficou claro? A partir deste modelo, determine os seus objetivos profissionais, familiares, sociais, pessoais, educacionais, etc., e lute por eles!

 

E as etapas? São passos, fases intermediárias entre sua situação atual e a pretendida – o seu objetivo.  Voltando ao nosso exemplo, eis algumas fases que o/a nosso/a amigo/a, estudante de Administração, deverá percorrer:

-concluir os demais estágios da faculdade, um a cada semestre;

-frequentar cursos de especialização em administração e finanças;

-transferir-se para a área, mesmo que com redução momentânea  de remuneração, caso não esteja já trabalhando na mesma;

-trabalhar e estudar pesadamente, para vencer bem rápido os níveis hierárquicos que o separam da posição pretendida, sempre atuando com ética!

 

Nunca será demais recordar esta frase atribuída a  Benjamim Franklin: “quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho!”) . Pense nisso, estabeleça seus objetivos, persevere e aumente o seu sucesso e o dos negócios que estiver administrando, gerenciando!

 

 

Prof. Antonio Carlos Cassarro

Administrador pelo Mackenzie; Economista e Contabilista pela São Luiz ( PUC-SP)

Conselheiro do CRA-SP; Membro dos Conselhos de Economia e de Contabilidade de São Paulo

Professor de pós-graduação e MBA em varias IES, do Estado de São Paulo