Vivemos numa época de grandes desafios no mundo corporativo. Um dos desafios das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas está em encontrar uma forma de auxiliar as organizações a atingirem seus resultados por meio de seus colaboradores. Este artigo apresenta uma forma de colocar Coaching numa perspectiva estratégica.

Colocar pessoas como meio e não como fim implica alinhar o desenvolvimento organizacional com os desafios do negócio e compreender que o foco está na gestão das interações das pessoas (líder e liderado, cliente e fornecedor, entre pares, entre as equipes).

Numa era em que os conhecimentos teóricos e a capacidade técnica das pessoas não são mais suficientes para atender às demandas do mercado, cada vez mais é necessário desenvolver competências comportamentais das pessoas para construir relacionamentos mais positivos, lidar com as adversidades e conflitos do dia-a-dia e entregar resultados melhores. Ou seja, para que seu desempenho seja reflexo de seu verdadeiro potencial. O processo de Coaching atua exatamente aí, gerando desenvolvimento de competências com foco nos resultados pessoais e da empresa.

Colocar o processo de Coaching numa perspectiva estratégica envolve planejar hoje o desenvolvimento das habilidades para o futuro. Para isso, os profissionais de recursos humanos precisam entender os negócios da empresa agora e no futuro, definir o perfil do profissional requerido nesse futuro e participar das decisões estratégicas para agregar valor na execução da estratégia por meio das pessoas, atuando tanto como agente de mudança quanto parceiro estratégico, segundo os papéis de Dave Ulrich.

O ciclo para inserir os processos de Coaching no planejamento estratégico de desenvolvimento de pessoas começa na identificação dos desafios empresariais, passando pelo desenho do conjunto de competências essenciais e pela elaboração do plano de desenvolvimento com base nas lacunas encontradas. As perguntas abaixo facilitam o planejamento das etapas do ciclo:

• Quais são os principais desafios de negócio que a organização enfrenta hoje? E nos próximos dois a cinco anos?
• Quais habilidades são necessárias para ser bem-sucedido?
• Como alinhar essas necessidades com a estratégia de negócios?
• Quais as metas para o desenvolvimento das pessoas e das lideranças?
• Quais estratégias utilizar para o desenvolvimento das pessoas?
• Quais as métricas que serão usadas para acompanhar os resultados?

Entendendo o contexto, os desafios organizacionais e os resultados do negócio desejados o Recursos Humanos apóia a organização identificando oportunidades e definindo os fatores de sucesso, as competências-chave para atingir os resultados atuais e futuros e definindo as melhores estratégias de desenvolvimento das pessoas, equipes e líderes.

O processo de Coaching tem sido uma das estratégias escolhidas pelas empresas para desenvolver as competências que os líderes e as equipes precisam hoje e amanhã. A implantação de uma cultura de Coaching colabora para que os resultados ocorram mais rapidamente e com mais aprendizado durante o processo porque o desenvolvimento ocorre on-the-job, na prática, durante o trabalho e na interação com os outros.

Fonte: administradores.com.br